Conclusões


Alobêned Carvalho, 02


Posso concluir que o sistema circulatório consiste na circulação do sangue nas veias, artérias e capilares, sendo esses o meio de trajeto do sangue que começa e termina no coração. Tendo o sistema circulatório seis tipos de circulação de sangue: Aberta; Fechada; Simples, Dupla; Dupla incompleta e Dupla completa. As veias - levam o sangue do corpo para o coração. As artérias – levam o sangue do coração para todo o corpo, e os capilares, ligam as veias às artérias.
O sistema circulatório pode apresentar distúrbios causados pelas veias e coração. Esses distúrbios podem resultar em doenças como: Coronariana - Que consiste na formação de  gorduras nas artérias coronárias que fecha a passagem da irrigação sanguínea no músculo cardíaco provocante até um infarto;  Os acidentes vasculares- cerebrais -  Que são resultados de alguma hemorragia no cérebro ou seja, a formação de gordura fecha a passagem do sangue, impedindo a irrigação, resultando na paralisia do indivíduo; A hipertensão – Que é quando a pressão sanguínea do sistema cardiovascular sobe, e isso ocorre por fatores como obesidade e hereditariedade, podendo resultar em acidentes vasculares -cerebrais, diminuição ou perda da visão, enfarte e falência renal. Na hipertensão arterial , sobrecarrega o ventrículo esquerdo o qual tem que fazer mais força para bombear o sangue. A Aterosclerose -  Provocada pelo acumulo de colesterol nas paredes arteriais formando as placas ateroscleróticas, que podem se romper e obstruir a passagem do sangue,  com isso pode ocorrer o infarto do miocárdio. Além disso, a Aterosclerose pode provocar o Aneurisma; A embolia pulmonar – Que é outra doença que pode até levar à morte, ela é causada pelo bloqueio das artéria dos pulmões por coágulos de sangue, sendo a maioria originários das pernas, por trombose venosa profunda; O AVC (Acidente Vascular Cerebral) – Que é resultado de entupimento de artérias ou ruptura de aneurismas, entre outras.  Alguns desses acidentes ou doenças podem resultar em problemas mais graves ainda, podendo levar até à morte, dependendo do caso.
Porém a maioria dessas doenças podem ser prevenidas. Evitar comer comidas que contenham muito colesterol e gorduras, fazer caminhada, para quem sofre de varizes – manter as pernas elevadas por alguns instantes para que haja uma boa circulação de sangue, estar sempre atento ao peso- pois obesidade ou gorduras em excesso causam entupimento de artérias e má circulação do sangue entre outros. Deixar essas pequenos hábitos de lado e arriscar levar uma vida  sem cuidados pode trazer graves conseqüências.

Ana Karolina Mendes , 04

O Sistema circulatório começa e termina no coração,percorre pelo sangue por meio das artérias,dos capilares e veias.Nos vasos capilares o sangue desempenha funções do tipo:
-Liberar o oxigênio para os tecidos e proporcionar nutrientes ás células do organismo.
Logo, podem ocorrer doenças,se não está tudo correto no sistema circulatório,o nosso coração é uma bomba,que impulsiona o sangue para todos os órgãos,se houver alguma interferência no trajeto em que ele é bombeado provoca alterações em todo organismo.
O caso por exemplo do acidente vascular cerebral (AVC),acontece quando uma parte do cérebro fica sem receber sangue,existem dois tipos de AVC O hemorrágico e Isquêmico
No hemorrágico é quando um vaso sanguíneo é rompido, o que causa um vazamento de sangue.Já no Isquêmico é quando um vaso fica entupido por placas de gordura e o sangue não consegue chegar a uma determinada área do cérebro.O que aumenta o risco de uma pessoa sofrer um AVC é a pressão alta,colesterol,diabetes etc
Enfim,esse é apenas um exemplo de como o bombeamento do sangue interfere e muito na nossa saúde,por isso pode-se concluir que de todas as doenças do sistema circulatório existe uma verdade,Deve haver a PREVENÇÃO.
É necessário tomar os devidos cuidados com pressão arterial,ficar atento ao risco da obesidade,pois uma pessoa obesa,tem as artérias mais obstruídas com  um diâmetro menor e isso acaba  dificultando e muito a passagem do sangue.Além do mais o coração de uma pessoa assim é mais espesso e sofre um esforço maior para bombear  o sangue.
Inclusive devemos  criar hábitos de fazer exercícios físicos,pois a atividade física dilata os vasos sanguíneos e garante um melhor fluxo sanguíneo,tendo em mente sempre,que não adianta se exercitar e comer só gordura saturada ou alimentos com muito sal.
Por isso,cuide do seu coração... Não é a toa que temos apenas um!


Bruno Ribeiro, 08

O sistema circulatório ou sistema cardiovascular é formado pelo coração, vasos sanguíneosartérias, incluindo veias e capilares. Sua função é a condução de elementos essenciais para todos os tecidos do corpo, como: oxigênio para as células, hormônios para os tecidos; condução de dióxido de carbono; coleta de excreções celulares e metabólicas; entrega das mesmas nos órgãos excretores, como: rins; nos “defende” contra infecções; além disso, termo regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstricção periférica; transporte de nutrientes e sangue (transporte sanguíneo pelo corpo todo).
Os vasos sanguíneos são tubos, por onde o sangue percorre. Os vasos sanguíneos são divididos em três principais tipos; são eles: Artérias, Veias e Capilares...Cada um tem sua importância, os três são imprescindíveis; por exemplo: Os vasos sanguíneos transportam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo; Já a função das Veias é conduzir o sangue em direção aos átrios do coração; Por sua vez, os Capilares constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células.
Ao todo, são seis tipos de circulação: Aberta, Fechada, Simples, Dupla, Dupla completa e incompleta.
A “Simples” ocorre em vertebrados de respiração branquial (exemplo: Peixe). Nesse tipo de circulação acontece trocas gasosas nas brânquias e retorna ao coração.
A “aberta” ocorre em moluscos, insetos e crustáceos (exemplo: Gafanhoto). Nela o coração bombeia sangue por vasos até hemoceles nas diferentes partes do corpo. Por outro lado, na “Fechada”, o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos; e esse tipo acontece em anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados (exemplo: minhoca).
A “circulação Dupla” esta presente em anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Este tipo caracteriza-se pela existência de duas “rotas” sanguíneas: Pulmonar e Sistêmica, assim, passando duas vezes no coração... “Dupla completa”, nela ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração; encontrada em mamíferos e em aves... “Dupla Incompleta”, caracteriza-se pela existência de duas aurículas e um ventrículo no coração; com isso, passando duas vezes pelo coração em diferentes rotas.
Com relação ao aparelho circulatório, ele é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, no qual o coração é o centro funcional.
No sistema circulatório pode ocorrer “erros”; a conseqüência pode ser doenças, como: Aneurisma, AVC e Varizes entre outras.
Para evitarmos doenças, temos de ter uma alimentação balanceada; evitando alimentos "não saudáveis" e, principalmente, nos exercitarmos, ou seja, fazer atividades físicas.

Caroline Casemiro, 12

Com este trabalho pude concluir que o sistema circulatório é o responsável pela condução do sangue pelo nosso corpo, que é por através dele que o oxigênio chega às células, e os hormônios aos tecidos. Os vasos sanguíneos são os tubos responsáveis por essa condução, assim sendo eles, as veias, as aterias e os capilares. As cavidades do coração basicamente bombeiam o sangue para que ele se oxigene depois o impulsiona para todo o corpo.
As doenças do sistema circulatório são muito graves, algumas delas podem levar a morte da uma pessoa. Como por exemplo, a que eu considero o mais grave, o AVC, que pode não deixar lesões, mas também pode deixar seria seqüelas, como paralisia de algum lado do corpo, ou no corpo todo. Além disso, um AVC pode levar uma pessoa à morte.
Já a varizes não são tão graves, deixam as pernas feias, e doendo, mas nada de tão grave. Pois os vasos se dilatam, fazendo com que fiquem aparente sobre a pele.
Por fim esse trabalho me fez entender que preciso cuidar mais da minha saúde e posso ajudar outra pessoa a se cuidar também.

Raphael Oliveira, 37

Eu conclui que o Sistema Circulatório é um conjunto de vasos sangüíneos pelo qual o sangue circula. E que há rês tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias.E que existem seis tipos de circulções diferentes: Aberta; Fechada; Simples, Dupla; Dupla incompleta e Dupla completa. E que as artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. E que as doencças do sistema circulatório são distúrbios que ocorrem no sistema circulatório , formado por coração e vasos que transportam o sangue no organismo. As doenças circulatórias podem ser: coronariana, quando compromete as artérias do coração; vascular-cerebral, quando atinge os vasos do cérebro; ou periférica, quando compromete outros membros.

Victor Roberto, 39


Os principais integrantes do Sistema Circulatório são os vasos sangüíneos, o coração e o sangue. São muitos problemas e doenças associados ao Sistema Circulatório. O sangue é composto pelos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma sangüíneos. Os vasos sanüíneos compreendem as veis, artérias, arteriólas e capilares. Todos esses integrantes contribuem para o bom funcionamento do sistema circulatório. Um transtorno em qualquer uma das partes pode causar complicações de saúde determinadas, que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora à vida. O sistema circulatório tem 3 tipos de circulação, A circulação pulmonar que é a circulação que leva o sangue do coração até o pulmão, onde é oxigenado e retorna ao coração, A circulação sistêmica é a circulação que leva o sangue oxigenado em direção ao corpo, ela irriga os tecidos onde ocorrem as trocas gasosas e ele volta ao coração rico em gás carbônico, A circulação pelo coração, o sangue rico em gás carbônico do corpo chega ao coração pelas veias cavas superior e inferior.